Utilizamos cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade
NOTÍCIAS
ACOMPANHE NOSSO PORTAL DE NOTÍCIAS!
Precisamos falar de um assunto importante: Responsabilidade Ambiental. Afinal, você sabe como colaborar com a proteção de um dos nossos bens mais preciosos, o meio ambiente?
Com o passar dos anos, o mundo foi criando uma habilidade maior em compreender o meio ambiente em que se vive, as ações realizadas em relação a ele, os impactos causados a curto, médio e longo prazos.
As companhias têm participado ativamente da preservação dos recursos naturais. Muitas dão um passo à frente, promovendo atividades e incentivando seus clientes a fazerem o mesmo.
Elas perceberam que agir de forma social e ambientalmente responsável é mais do que apenas um dever legal: afeta positivamente os lucros e o sucesso dos negócios em longo prazo.
Veja, a seguir, como as companhias podem contribuir. Confira as dicas e informações para aplicar na sua empresa também!
O que é Responsabilidade Ambiental?
A responsabilidade ambiental é um conjunto de atividades que visa um desenvolvimento sustentável do planeta e a preservação do seu meio ambiente.
Empresas que adotam essas políticas criam maneiras de aliar o desenvolvimento econômico a diversos fatores conscientes, como a economia de recursos, descarte menor de resíduos e diminuição dos danos que possivelmente causam à natureza.
E ter responsabilidade ambiental tem muito a ver com aplicar mais inovação em seu negócio.
Exemplos práticos de Responsabilidade Ambiental
A responsabilidade ambiental pode ser uma medida adotada tanto na empresa como por membros da sociedade civil ou em nossa vida particular. Veja a seguir alguns exemplos.
Responsabilidade Ambiental individual:
- Economizar água;
- Comprar produtos de empresas que não agridam o meio ambiente;
- Poupar energia elétrica;
- Colaborar na diminuição da poluição usando menos o carro particular e mais transportes públicos, app de transportes etc,
- Não despejar entulhos, lixo em local inapropriado.
Responsabilidade Ambiental na esfera empresarial:
- Investir em medidas de economia de recursos não renováveis;
- Criar um programa de reciclagem de lixo;
- Poupar água na limpeza da empresa com reutilização de água da chuva;
- Comprar matéria-prima de empresas responsáveis com o meio ambiente;
- Informar os colaboradores sobre boas práticas de sustentabilidade;
- Não poluir rios, afluentes e nascentes;
- Produzir serviços e produtos com menos degradação possível da natureza (com materiais biodegradáveis, por exemplo).
Como implementar valores e ações de Responsabilidade Ambiental na Empresa?
Algumas ações e valores podem ser implementados por todos da empresa. Nós separamos algumas ideias com exemplos práticos de como fazer, confira.
Consumo responsável e consciente: Isso vale para todos da empresa. Oriente a equipe para evitarem o desperdício de água e energia. Desligar os monitores dos computadores após o trabalho e todas as lâmpadas é um bom começo.
Todos são responsáveis: Todo os colaboradores precisam saber que são responsáveis das folhas de papel que usam até os resíduos de maior dificuldade de reciclagem. Implemente essa cultura dentro da sua empresa e instrua-os a como descartar o lixo da forma correta.
Incentive formas de transporte que poluem menos: Se todos usarem o carro particular para ir à empresa, essa conta com certeza ficará para o meio ambiente. Estimule o uso de alternativas coletivas e/ou saudáveis como bikes, transporte coletivo. Outra boa alternativa é adotar o uso do transporte corporativo por app de forma compartilhada. Vale combinar com os colegas de todos irem no mesmo táxi para alguma reunião, por exemplo. Se quiser saber mais sobre isso, clique aqui e veja como a 99 Empresas pode te ajudar.
Qual é o meu papel na Responsabilidade Ambiental?
Pois bem, sabemos que está nas mãos dos governantes decretar leis para proibir produtos nocivos à natureza. Contudo, os consumidores, trabalhadores, empresários e os outros membros da sociedade também podem evitar práticas que não sejam amigas do meio ambiente.
Já as organizações empresariais devem assumir a liderança no fornecimento de suas próprias soluções para os problemas ambientais. É responsabilidade social das empresas tomar medidas não só para verificar todos os tipos de poluição, mas também para proteger os recursos naturais. Isso pode ser feito por meio de:
– Melhoria do design de equipamentos;
– Substituição de materiais de má qualidade por outros melhores;
– Abordagens inovadoras.
O que as empresas estão fazendo pela Responsabilidade Ambiental?
A sustentabilidade não é mais um assunto deixado em segundo plano. Muito pelo contrário, o tema está em ascensão, visto que permite que as empresas reduzam custos, ingressem em novos mercados e melhorem sua reputação corporativa.
Ela afeta todo mundo em um negócio, desde os CEOs até os trabalhadores que estão no chão de fábrica. As empresas procuram formas de eliminar resíduos, reduzir o uso de energia e fontes de matérias-primas de forma sustentável.
Muitas companhias vão ainda mais longe em seu compromisso, por exemplo, reutilizando todos os resíduos ou apoiando um preço global sobre o carbono.
Incentive o próximo
Incentivar o próximo com suas ações positivas é sempre um bom negócio. Imagina então disseminar seus planos de sustentabilidade para os clientes? Para a maioria das grandes corporações, essa já é uma realidade.
A fim de determinar seu verdadeiro impacto ambiental, algumas empresas, como a Nike e a Adidas, se preocupam com todo o processo: desde a produção de matérias-primas até o modo como os consumidores descartam os produtos após o uso.
Defina metas para reduzir emissão de carbono
Todas as empresas que utilizam energia e processos de fabricação como fusão de aço ou queima de tijolos, geram contas de energia média anual com valores bastante significativos, podendo chegar a milhões.
Para mitigar isso, muitas organizações estão comprometidas a reduzir o uso de energia e estabelecer metas ambiciosas para diminuir sua pegada de carbono. Por exemplo, o setor de produção de cimento do Reino Unido visa uma redução de 81% nas emissões de carbono até 2050.
Energia mais limpa
Energia limpa ou verde é qualquer energia que reduz o impacto sobre o meio ambiente, diminuindo o desperdício e o uso de combustíveis fósseis. Alguns exemplos são:
– Energia eólica;
– Carros elétricos;
– Energia solar.
As organizações podem economizar dinheiro instituindo políticas verdes. Quando adotam sistemas de energia limpa, elas servem como modelos para seus clientes e aumentam a consciência sobre as questões ambientais.
Use papel com inteligência
Para deter o desmatamento e proteger as florestas tropicais, as empresas estão devolvendo o que retiraram e mudando a maneira de usar papel. Algumas companhias fazem isso por meio de projetos de plantio de árvores ou reflorestamento, o que inclusive pode servir como compensação das emissões de carbono.
Prevenir e reduzir resíduos
As empresas tendem a produzir grandes quantidades de resíduos, como excesso de embalagens e desperdício de alimentos. Isso contribui muito para a degradação ambiental, devido ao aumento do desmatamento, ao maior uso de energia e à lotação de aterros sanitários.
Com o uso de produtos reciclados, as empresas podem reduzir custos e seu impacto ambiental. Além disso, a adoção de políticas que encorajem os clientes a reduzirem seus resíduos — como oferecer um desconto para o uso de sacolas reutilizáveis ou dispor de lixeiras de coleta seletiva — pode deixar sua empresa à frente nas questões sustentáveis. Desencorajar o desperdício, como a cobrança de taxa por sacos plásticos, também pode ser útil.
Com isso, aprendemos uma lição: adotar políticas de responsabilidade ambiental mais conscientes em relação pode trazer inúmeros benefícios para sua empresa.
Além do mais, mesmo que ela não seja 100% verde, ser um consumidor responsável de recursos limitados pode ajudá-lo a fazer a sua parte na preservação ambiental e a evitar problemas com os órgãos ambientais. Adote essas ideias!